Olá Pessoal!
Depois de conhecermos a Primeira Estação de Trem do Brasil, Vamos agora falar das "Estradas de Ferro".
Vou falar primeiro da Tradicional Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), e consequentemente suas Estações, dentro do Estado do Rio de Janeiro.
Mas vamos lá!
A Estrada de Ferro Central do Brasil, se passou a ser chamada assim a partir de 1889, antes, era chamada Estrada de Ferro D. Pedro II.
Ela foi Inaugurada em 1858 e é uma das principais ferrovias do Brasil, Ligando as então, Província do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A sua Inauguração em 20 de março 1858 fazia o Trecho que ligava a Estação Aclamação (Cidade do Rio de Janeiro) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Cidade de Queimados), num total de 48,21 km.
Nessa época havia cinco estações: Campo (atual Central do Brasil), Engenho Novo, Cascadura (todas no Município da Corte - Cidade do Rio de Janeiro), Maxambomba (atual Nova Iguaçu) e Queimados, na Província do Rio de Janeiro. Em 8 de novembro do mesmo ano, a estrada de ferro se estendeu até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar.
Depois a linha começou a ser ampliada, passando por Engenheiro Paulo de Frontim e chegando em agosto de 1864 a Barra do Piraí.
Após a conclusão da transposição da Serra do Mar, a linha se bifurcou, com a linha tronco, chamada Linha do Centro, seguindo na direção de Entre Rios (atual Três Rios) e tendo como destino a Província de Minas Gerais. O ramal, chamado Ramal de São Paulo, seguiu à margem direita do Rio Paraíba, até Porto de Cachoeira (atual Cachoeira Paulista), passando por Queluz, já na Província de São Paulo. Este trecho seria concluído em 1874, com as composições da Estrada de Ferro D. Pedro IIalcançando a estação de Porto de Cachoeiraem 20 de julho de 1875.
A ligação entre Cachoeira e a capital da província paulista, seria construída posteriormente pela Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, um trecho de 231 km, inaugurado em 8 de julho de 1877.
Em Entre Rios (onde chegou em 13 de outubrode 1867), a Estrada de Ferro D. Pedro IIencontrou-se com a Estrada de Rodagem União e Indústria, inaugurada em 1861. Essa estrada ligava Petrópolis a Juiz de Fora. A partir dali, seguiu para outros municípios da província mineira, alcançando Queluz de Minas (atual Conselheiro Lafaiete) em 1883.
Quando da Proclamação da República, em 1889, a Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro desse ano). Ainda assim, os trabalhos de ampliação continuaram.
Em 1890 incorporou a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que ligava a capital paulista a Cachoeira Paulista.
Em 1895, os trilhos que seguiam por Minas Gerais chegaram a General Carneiro e se bifurcaram em direção a Belo Horizonte e Sete Lagoas. Já a cidade de São Paulo foi atingida em 1890, após a incorporação da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que seguia de São Paulo até Cachoeira.
No decorrer do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil continuou sendo ampliada, especialmente com a incorporação de ramais já existentes. Contudo, algumas das estradas de ferro encampadas eram deficitárias, prejudicando muitas vezes os lucros alcançados nas linhas principais.
A Estrada de Ferro Central do Brasil que ia até Montes Claros chegou a Monte Azul, no norte de Minas Gerais, em 10 de setembro de 1947. A cidade ficava próxima à divisa do estado de Minas com o da Bahia.
Listas de Ramais:
Linha Centro
Linha Auxiliar
Ramal de Bananal
Ramal de Mangaratiba
Ramal Paracambi
Ramal de São Paulo
Variante do Parateí
Variante do Poá
Variante do Parapoeba
#Trem
#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#EFCB
#EstaçõesDeTrem
Infelizmente em 1971 a Estrada de Ferro Central do Brasil foi extinta pela R.F.F.S.A (Rede Ferroviária Federal S.A.).
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Central_do_Brasil
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_linha_centro/efcb_linhadocentro_rj.htm
Estas estações são somente somente do Rio de Janeiro: