Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2016

Estação Sampaio

Olá Pessoal!

Agora vamos parar na Estação Sampaio.

Uma estação bem Tradicional no subúrbio do Município do Rio de Janeiro.

Ela foi Inaugurada em 12 de Julho de 1885.
Hoje ela faz parte do Ramal Deodoro administrado pela SuperVia.

Até dos dias atuais (2016) ela tem sua arquitetura original preservada nas entradas da estação, fazendo assim,que seja uma estação muito bonita para o visitante.

#Trem
#EstaçõesDeTrem
#EFCB
#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#LinhaDoCentro
#EstaçãoSampaio


Estação em 1955.


Estação em 2011.

domingo, 27 de março de 2016

Estação Riachuelo

Próxima parada!!!!

Estação Riachuelo!

Esta estação foi Inaugurada em 1º de Fevereiro de 1869.

Ela quando foi Inaugurada, iria se chamar Estação Riachuelo do Rio, porém, só ficou o nome Riachuelo.

Hoje é uma estação do Ramal Deodoro, que é administrado pela SuperVia.

#Trem
#EstaçõesDeTrem
#LinhaDoCentro
#EFCB
#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#EstaçãoRiachuelo


sexta-feira, 25 de março de 2016

Estação de São Cristóvão

Olá pessoal!

Nossa viagem agora passa por uma das mais tradicionais e importantes estações da Linha Férrea do Estado do Rio de Janeiro, a Estação de São Cristóvão.

A estação de São Cristóvão foi Inaugurada da em 1858 e é a única estação de toda malha ferroviária que o passageiro poderia fazer baldeação para a Linha Auxiliar e a Estrada de Ferro Leopoldina.

Hoje em dia, está estação faz baldeação com os Ramais Belford Roxo, Ramal Japeri, Ramal Santa Cruz e o Ramal Deodoro, administrados pela SuperVia.

#Trem
#EstaçãoDeSãoCristóvão
#EFCB
#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#LinhaDoCentro
#EstaçõesDeTrem


quinta-feira, 24 de março de 2016

Estação Praça da Bandeira

Olá!

Continuando nossa viagem pelas estações da Linha Central da Estrada de Ferro Central do Brasil, depois de Sairmos da Estação Central do Brasil (Dom Pedro II), vamos agora a segunda estação.

A Estação Praça da Bandeira.

A estação Praça da Bandeira, foi Inaugurada em 1907 com o nome de Estação Lauro Müller.
 
Essa estação foi construída para depois que a Estrada de Ferro Central
do Brasil mudou o seu leito entre as estações Dom Pedro II e a Estação de São Cristóvão.

Foi construída sobre elevação, com uma ponte metálica, acabando com a travessia das passagens de níveis das ruas Praia Formosa, Figueira de Melo e São Cristóvão.

No ano de 1999 ou de 2000, fontes não sabem Precisar, o Nome da Estação mudou de Lauro Müller, para o Nome Praça da Bandeira, pois esta localizado na praça com o mesmo nome.

#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#EFCB
#EstaçõesDeTrem
#Trem
#EstaçãoLauroMüller
#LinhaDoCentro


quarta-feira, 23 de março de 2016

Estação Central do Brasil

Vamos lá!

Conhecemos um pouco da História da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Agora vamos falar de todas as estações da E.F.C.B. dentro do Estado do Rio de Janeiro.

Vamos começar com a Linha do Centro.

Vamos começar com a estação Central do Brasil, antiga D. Pedro II.

A Estação Central do Brasil, já se chamou Estação do Campo, depois Estação da Corte, Depois Estação D. Pedro II até o ano de 1998 e passou a ser chamada Estação Central do Brasil até hoje.

Esta estação foi Inaugurada em 29 de março de 1858, e o novo prédio que está até os dias atuais foi inaugurado na década de 1930.

Hoje em dia, das estações de partidas, foi a única que sobreviveu e centralizou todas as partidas das antigas Estradas de Ferro.

Hoje em dia, a empresa SuperVia administra as linhas metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e desta estação parte os trens para as linhas Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo.

Esta estação era a estação de partida para a estação final de Belém (atual Japeri).

Atualmente esta Estação é o ponto de partida para os Ramais Administrados pela SuperVia.

#EstaçãoCentralDoBrasil
#EstaçãoDomPedroII
#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#EFCB
#Trem
#EstaçõesDeTrem
#LinhaDoCentro


segunda-feira, 21 de março de 2016

Estrada de Ferro Central do Brasil

Olá Pessoal!

Depois de conhecermos a Primeira Estação de Trem do Brasil, Vamos agora falar das "Estradas de Ferro".

Vou falar primeiro da Tradicional Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), e consequentemente suas Estações, dentro do Estado do Rio de Janeiro.

Mas vamos lá!

A Estrada de Ferro Central do Brasil, se passou a ser chamada assim a partir de 1889, antes, era chamada Estrada de Ferro D. Pedro II.

Ela foi Inaugurada em 1858 e é uma das principais ferrovias do Brasil, Ligando as então, Província do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A sua Inauguração em 20 de março 1858 fazia o Trecho que ligava a Estação Aclamação (Cidade do Rio de Janeiro) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Cidade de Queimados), num total de 48,21 km.

Nessa época havia cinco estações: Campo (atual Central do Brasil), Engenho Novo, Cascadura (todas no Município da Corte - Cidade do Rio de Janeiro), Maxambomba (atual Nova Iguaçu) e Queimados, na Província do Rio de Janeiro. Em 8 de novembro do mesmo ano, a estrada de ferro se estendeu até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar.

Depois a linha começou a ser ampliada, passando por Engenheiro Paulo de Frontim e chegando em agosto de 1864 a Barra do Piraí.

Após a conclusão da transposição da Serra do Mar, a linha se bifurcou, com a linha tronco, chamada Linha do Centro, seguindo na direção de Entre Rios (atual Três Rios) e tendo como destino a Província de Minas Gerais. O ramal, chamado Ramal de São Paulo, seguiu à margem direita do Rio Paraíba, até Porto de Cachoeira (atual Cachoeira Paulista), passando por Queluz, já na Província de São Paulo. Este trecho seria concluído em 1874, com as composições da Estrada de Ferro D. Pedro IIalcançando a estação de Porto de Cachoeiraem 20 de julho de 1875.
A ligação entre Cachoeira e a capital da província paulista, seria construída posteriormente pela Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, um trecho de 231 km, inaugurado em 8 de julho de 1877.

Em Entre Rios (onde chegou em 13 de outubrode 1867), a Estrada de Ferro D. Pedro IIencontrou-se com a Estrada de Rodagem União e Indústria, inaugurada em 1861. Essa estrada ligava Petrópolis a Juiz de Fora. A partir dali, seguiu para outros municípios da província mineira, alcançando Queluz de Minas (atual Conselheiro Lafaiete) em 1883.

Quando da Proclamação da República, em 1889, a Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro desse ano). Ainda assim, os trabalhos de ampliação continuaram.
Em 1890 incorporou a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que ligava a capital paulista a Cachoeira Paulista.
Em 1895, os trilhos que seguiam por Minas Gerais chegaram a General Carneiro e se bifurcaram em direção a Belo Horizonte e Sete Lagoas. Já a cidade de São Paulo foi atingida em 1890, após a incorporação da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que seguia de São Paulo até Cachoeira.
No decorrer do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil continuou sendo ampliada, especialmente com a incorporação de ramais já existentes. Contudo, algumas das estradas de ferro encampadas eram deficitárias, prejudicando muitas vezes os lucros alcançados nas linhas principais.

A Estrada de Ferro Central do Brasil que ia até Montes Claros chegou a Monte Azul, no norte de Minas Gerais, em 10 de setembro de 1947. A cidade ficava próxima à divisa do estado de Minas com o da Bahia.

Listas de Ramais:

Linha Centro
Linha Auxiliar
Ramal de Bananal
Ramal de Mangaratiba
Ramal Paracambi
Ramal de São Paulo 
Variante do Parateí
Variante do Poá
Variante do Parapoeba

#Trem
#EstradaDeFerroCentralDoBrasil
#EFCB
#EstaçõesDeTrem

Infelizmente em 1971 a Estrada de Ferro Central do Brasil foi extinta pela R.F.F.S.A (Rede Ferroviária Federal S.A.).

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Central_do_Brasil
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_linha_centro/efcb_linhadocentro_rj.htm





Estas estações são somente somente do Rio de Janeiro:


A Primeira Estação do Trem do Brasil

Vamos lá!

Bem vindo Pessoal do Blog das Estações de Trem do Estado do Rio de Janeiro!!!!

Hoje vamos começar com a História do Trem no Brasil postando a Primeira Estação de Trem no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro

A "Estação Guia de Pacobaíba" Antiga Estação de Mauá (Nome Original).

Esta estação foi Inaugurada em 30 de Abril de 1854 no Município de Magé.

Ela pertencia a Estrada de Ferro Mauá, como ponto de partida, Fazendo baldeação com passageiros que vinha da Cidade do Rio de Janeiro a barcos a Vapor. Ela integrava o Porto da Estrela a Linha de trem.

Nesta estação partia o Trem que ia até Fragoso. Um trecho de mais ou menos 14 km.

Esta estação, infelizmente, foi fechada em 19 de dezembro de 1962, com a construção da Estação de Piabetá (Estrada de Ferro Leopodina) ela foi perdendo a importância e supriu em 1962.

Ela pertenceu a Estrada de Ferro Mauá até 1888 e depois a ser administrada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará até 1890 e depois pela Estrada de Ferro Leopodina até 1962, com o seu fim.

#Trem
#EstaçõesDeTrem


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Guia_de_Pacobaíba